segunda-feira, 6 de abril de 2009

Nunca se acreditou tanto na energia que governa o ciclo da vida e nunca se estudou tanto sobre a força da mente e o poder que está contido no coração de cada homem.



10 passos para uma vida nova.........................................por Rosana Braga e Marcelo de Almeida



"Se vc pensa que ninguém, ou mesmo vc, não vai mudar o mundo, seja melhor e mais valente!

Mude o seu mundo e o mundo, a partir de então, será muito diferente".



"Será que o mundo não se tornaria um lugar melhor se pudéssemos nos embrenhar em recuparar as pessoas e não condená-las pelos erros que cometem"?



1º) AMPLIAR A CONSCIÊNCIA



A paz depende da compreensão que cada um tem de si e de sua vida.

Quanto mais uma pessoa é capaz de perceber e entender sobre uma determinada circunstância, mais chances ela tem de viver em paz.

Quando uma lagarta está se transformando em borboleta - e este pode ser um bom exemplo - muito provavelmente ela sofre com a perda do casulo. Mas se ela tiver consciência de que este é um processo natural e necessário para começar uma vida nova, uma vida em forma de borboleta, certamente ela poderá vivenciar este momento de paz.



2º) BUSCAR O SIMPLES E O NATURAL



Visualize a cena.Não precisa de esforço algum, apenas imagine uma linda praia deserta. Sinta-se nela. Você pode escolher entre estar caminhando sobre as areias brancas e sentindo a brisa do mar acariciar o seu rosto ou simplesmente estar sentado de frente para o mar apreciando a beleza do horizonte.

Ouça o som das ondas desenrolando na praia. Veja o sol alaranjado se pondo depois de um dia inteiro de brilho e calor.



3º) RESPIRAR E MEDITAR



As questões corriqueiras como a escola das crianças, as contas a pagar, o trânsito, a pressão no trabalho, entre muitas outras atribuições que carregamos ao longo da vida, vão criando bloqueios em nossa forma natural de respirar. Devido ao estresse, a respiração vai ficando cada vez mais insuficiente e inadequada. A capacidade de respiração vai sendo muito pouco aproveitada e, então, começam a surgir diversos problemas de saúde.



A respiração muda de acordo com as emoções vividas.



No caminho da paz, a meditação é um passo essencial.



Pessoas bem-sucedidas, auto-realizadas e felizes, costumam ter uma postura ereta, altiva e que lembra a sensação de vitória. Ao contrário, pessoas fracassadas e insatisfeitas costumam andar curvadas e parecem olhar mais para baixo, perdendo belas e inspira-doras visões e oportunidades da vida.



4º) PRATICAR O DESAPEGO



Quantas pessoas não perdem a liberdade , a chance de fazer sucesso ou até a própria felicidade porque ainda não aprenderam a se desapegar das coisas, das pessoas, das situações, dos lugares, enfim, de tudo o que julgam ser mais importantes do que a sua própria liberdade de viver e serem felizes?



5º) TER CONFIANÇA NO FLUXO DA VIDA



O sentimento de paz mais verdadeiro e duradouro só pode ser vivido se confiarmos no fluxo da vida. Tudo tem seu tempo exato; as estações do ano, a noite e o dia, a gestação de um bebê, o crescimento de uma planta, entre muitos outros fenômenos naturais. Para se viver a paz é importante respeitar e se harmonizar com estes tempos. Não adianta tentar empurrar o rio.

Aprender a se harmonizar com as leis universais da natureza pode garantir muita paz de espírito. Mas vale a pena falarmos também sobre algumas leis interiores e os tempos do coração.





6º) VIVER O PRESENTE INTENSAMENTE

O próprio nome já diz: presente. Viver intensamente o momento é uma das maiores dicas para se viver em paz. Nossa mente é arisca e facilmente nos transporta para o passado e para o futuro, sem que percebamos. Através de pensamentos, podemos viajar no tempo e, se não dermos conta, poderemos estar ruminando emoções do passado, presos em acontecimentos que já não podem mais serem mudados. O que passou, passou! Mas mesmo assim, muitas pessoas abrem mão do presente e mantêm seus neurônios acorrentados no passado.

"Tudo o que se vê não é
igual ao que a gente viu
há um segundo.
tudo passa, tudo sempre
passará.
A vida vem em ondas como o mar,
num indo e vindo infinito"...


...e dali, logo em frente,
a esperar pela gente,
o futuro está.

E o futuro é uma astronave
que tentamos pilotar.
Não tem tempo, nem piedade,
nem tem hora de chegar.
Sem pedir licença, muda
a nossa vida
E depois convida a rir
ou chorar..."

"Para mim, tudo o que é valioso vale o risco. Insistir na segurança é perder a essência do jogo.Por certo o risco traz consigo a possibilidade de sofrimento mais profundo, embora haja um sofrimento mais profundo oriundo do vazio de nunca se ter arriscado em nada. Sem dúvida, ninguém que teve êxito no amor alguma vez insistiu na segurança."

"Você não tem como escolher de que modo vai morrer, ou quando. Você só pode decidir de que modo vai viver. Agora."

7º) APRIMORAR A ORAÇÃO

A oração é o alimento da alma e é a atividade mental mais poderosa para levar uma pessoa a sentir paz e plenitude. Antes de entrarmos mais profundamente nos reflexos da oração para a paz, gostaríamos de explanar um pouquinho sobre o poder que a oração tem sobre a saúde de uma pessoa.

A mente de Deus está conectada na mente do homem e da mulhaer. São poucos os que percebem esta conexão, são poucos os que têm esta consciência. Quando nossa última camada da aura é ativada pela oração juntamente como o sétimo centro energético ( também conhecido como chacra ) podemos viver esta ligação divina e, então, a paz se torna possível e palpável.

8º) PRATICAR O PERDÃO

Todos os dias, milhares de pessoas morrem no mundo e, em seus atestados de óbito, são registradas as mais diversas causas: derrame, infecção, câncer, etc... Na verdade, essas são apenas causas de uma doença muito maior: a falta do perdão.

O exercício do perdão não é indicado apenas para a saúde e longevidade, mas principalmente para quem quer viver com paz de espírito. è muito difícil imaginar que uma pessoa que carrega muitos ressentimentos possa viver em paz.

O perdão é um santo remédio!

9º) AJUDAR AS PESSOAS

Há quem diga que ajudar as pessoas nos faz perceber que existem milhares delas que têm problemas maiores que os nossos, enfim, que sofrem mais do que nós e, portanto, precisam de muito mais ajuda. De certa forma, isso não deixa de ser uma verdade. No entanto, mais importante do que ajudar as pessoas para nos confortar diante de nossos próprios problemas, é ajudá-las para exercitar o nosso dom da compaixão e da fraternidade.

Quantas vezes nos pedem um favor e, antes de nos mexermos para ajudar, damos aquela "bufada", querendo dizer: "que saco! Por que você não me deixa em paz?"


10º)REGRA DE OURO

Talvez você tenha se perguntado qual seria a regra de ouro para encontrar a paz, para viver em paz...Talvez tenha até imaginado algo de grande valor financeiro, algum objetivo ou posição social que somente quem tem grandes posses pderia adquirir. Enfim, uma regra de ouro parece realmente algo bastante precioso. E é claro que é!

Medo, inveja, ciúme, desconfiança, ganância e muitas outras atitudes ou pensamentos negativos podem debilitar a nossa saúde.

O amor é a única "apólice de seguro" para a felicidade; é, sem dúvida, o único caminho que nos possibilita conhecer todas as outras estradas que podem nos levar à paz!!!





Um comentário: