sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O ESTUDO DE SI

O homem, em seu estado atual, está muito longe do "Conhece-te a ti mesmo". Estritamente falando, a meta do homem não pode ser o conhecimento de si. Sua Grande Mesta deve ser o "Estudo de si". O estudo de si é o trabalho ou a via que o conduzirá ao conhecimento de si.

Porém, para estudar-se a si mesmo é necessário, antes de tudo, que aprenda "como" estudar, por onde começar, que meios utilizar. Um homem precisa aprender "como" estudar-se a si mesmo e tem de estudar os métodos do estudo de si.

O método fundamental para o estudo de si é a "Observação de si". Sem uma observação corretamente conduzida o homem não compreenderá jamais as conexões e as correspondências das diversas funções de sua máquina; não compreenderá jamais como e nem porque nele tudo sucede (nota: ele não é o agente, as coisas acontecem para ele).

Porém a aprendizagem dos métodos corretos de observação de si, e do estudo de si, requer um compreensão precisa das funções e das características da máquina humana. É necessário compreende-las em suas divisões e poder defini-las corretamente — definição que não deve ser verbal, e sim, interior, pelo sabor, pela sensação, da mesma maneira como nos definimos para nós mesmos o que experimentamos interiormente.

Existem dois métodos de observação de si: a analise, ou a tentativa de análise ou tentativa de encontrar respostas para as perguntas "de que depende tal coisa e por que acontece?" e o segundo métodos é o das constatações, que consiste em somente registrar, em gravar na mente, no mesmo momento, tudo o que se observa.

"A possível evolução do homem", de P.D.Ouspensky

Nenhum comentário:

Postar um comentário